A nossa observação na escola Tobias Granja teve início no dia 21/03/2012, inicialmente, procuramos observar a estrutura física do local para constatar como os espaços eram utilizados nas atividades e se havia algum questionamento quanto a esses espaços, podemos perceber grande indignação das coordenadoras com o descaso do Município com a piscina que se encontrava sem manutenção, causando um aspecto lodoso e trazendo riscos de foco de dengue e de possíveis acidentes com as crianças, este fato já foi até noticiado pelas mídias alagoanas, em uma reportagem realizada pelo Fique Alerta. Em um segundo momento, no dia 28/03/2012, tivemos a oportunidade de conversar com uma das coordenadoras acerca da história da escola e de como ocorria o processo administrativo da mesma. A partir deste diálogo, percebemos a carência que havia sob o uso das mídias, principalmente dos computadores que estavam disponíveis na instituição, pois os mesmos não eram utilizados devido a falta de incentivo e suporte técnico. Além disso, constatamos durante a entrevista com a coordenadora, a importância da sala de recursos, e a necessidade de haver uma relação mais estreita entre as professoras e a responsável pela sala de recursos, a fim de que a mesma possa ser utilizada para a realização de atividades com alunos e para a melhora da relação interpessoal das docentes. Diante disso, nosso projeto de intervenção foi construído e tivemos como ferramenta a Formação Contínua dos professores, processo que ocorreu através de palestras, dinâmicas e debates entre as docentes e os palestrantes acerca dos temas abordados.
No dia 25/04/2012 foi apresentado o projeto de intervenção para as coordenadoras, no mesmo procuramos expor nossos objetivos e os métodos utilizados para a Formação Continua dos professores. Diante disso, ficou firmado os dias que no qual iriam ocorrer as reuniões. Segue abaixo os dias, seguido dos temas propostos:
Dia 25/05/2012 : "Tecnologia e
inclusão: espaços motivados na formação de conhecimentos."
Palestra ministrada por José Gomes, orientado do professor Fernando Pimentel.
Dia 08/06/2012: "O trabalho do profissional da sala de recursos junto ao professor"
Ministrada por Márcia, enviada pela Semed.
Durante os dias 02/05/2012 e 09/05/2012 realizamos a elaboração de cartazes informativos, caracterizando os temas propostos, dias e horários das reuniões. Após a confecção desses cartazes, os mesmos foram anexados nas paredes da escola, a fim de despertar o interesse das docentes. Este processo ocorreu no mês de maio, no qual a Universidade Federal de Alagoas acatou a greve dos professores, paralisando a maioria das atividades. Em decorrência disto, tivemos no dia 16/05/2012, véspera do dia em que se deu início a greve, um encontro com a professora Elisangela Mercado. Este encontro dos proporcionou uma maior reflexão sobre o processo de Formação Continuada, além de acertamos os últimos detalhes com os palestrantes convidados.
Podemos concluir que a intervenção ocorreu de maneira satisfatória, pois as discussões fluíram de maneira natural, ao abordarmos temas de interesse de todos presentes. Agradecemos as coordenadoras e professoras da Escola Municipal Tobias Granja, pela confiança e disponibilidade oferecida para a realização deste trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário