terça-feira, 16 de outubro de 2012

Formação Continuada - Mini Cursos


"Tecnologia e inclusão: espaços motivados na formação de conhecimentos."


Coffee Break

Dinâmicas

José Gomes - "A criação dos blogs"


Apresentação de vídeos

Dinâmicas

"O trabalho do profissional da sala de recursos junto ao professor"

Apresentação de vídeos pela Psicopedagoga Márcia

Debates sobre o tema

Imagens da Escola - Estrutura

Sala de aula

Sala de recursos

Brinquedoteca

Sala de aula

Área externa

Piscina 

Horta

Considerações da diretora Gracivania Romeiro Melo

Avaliação da direção da escola sobre a participação das estagiárias durante o estágio :


"Nós que fazemos a Escola Tobias Granja viemos agradecer a participação das estagiárias que deram suas contribuições no processo de Formação Continuada nesta instituição de ensino. Agradecemos também a professora Elisângela pelo seu desempenho e participação no decorrer do estágio. As alunas estão de parabéns pelo trabalho executado, empenho e dedicação. O nosso muito obrigado!"


Escola Municipal Tobias Granja
Diretora: Gracivania Romeiro Melo

A prática...

    A nossa observação na escola Tobias Granja teve início no dia 21/03/2012, inicialmente, procuramos observar a estrutura física do local para constatar como os espaços eram utilizados nas atividades e se havia algum questionamento quanto a esses espaços, podemos perceber grande indignação das coordenadoras com o descaso do Município com a piscina que se encontrava sem manutenção, causando um aspecto lodoso e trazendo riscos de foco de dengue e de possíveis acidentes com as crianças, este fato já foi até noticiado pelas mídias alagoanas, em uma reportagem realizada pelo Fique Alerta. Em um segundo momento, no dia 28/03/2012, tivemos a oportunidade de conversar com uma das coordenadoras acerca da história da escola e de como ocorria o processo administrativo da mesma. A partir deste diálogo, percebemos a carência que havia sob o uso das mídias, principalmente dos computadores que estavam disponíveis na instituição, pois os mesmos não eram utilizados devido a falta de incentivo e suporte técnico. Além disso, constatamos durante a entrevista com a coordenadora, a importância da sala de recursos, e a necessidade de haver uma relação mais estreita entre as professoras e a responsável pela sala de recursos, a fim de que a mesma possa ser utilizada para a realização de atividades com alunos e para a melhora da relação interpessoal das docentes. Diante disso, nosso projeto de intervenção foi construído e tivemos como  ferramenta a Formação Contínua dos professores, processo que ocorreu através de palestras, dinâmicas e debates entre as docentes e os palestrantes acerca dos temas abordados.

    No dia 25/04/2012 foi apresentado o projeto de intervenção para as coordenadoras, no mesmo procuramos expor nossos objetivos e os métodos utilizados para a Formação Continua dos professores. Diante disso, ficou firmado os dias que no qual iriam ocorrer as reuniões. Segue abaixo os dias, seguido dos temas propostos:
Dia 25/05/2012 : "Tecnologia e inclusão: espaços motivados na formação de conhecimentos."
Palestra ministrada por José Gomes, orientado do professor Fernando Pimentel.

Dia 08/06/2012:  "O trabalho do profissional da sala de recursos junto ao professor"
Ministrada por Márcia, enviada pela Semed.


   Durante os dias 02/05/2012 e 09/05/2012 realizamos a elaboração de cartazes informativos, caracterizando os temas propostos, dias e horários das reuniões. Após a confecção desses cartazes, os mesmos foram anexados nas paredes da escola, a fim de despertar o interesse das docentes. Este processo ocorreu no mês de maio, no qual a Universidade Federal de Alagoas acatou a greve dos professores, paralisando a maioria das atividades. Em decorrência disto, tivemos no dia 16/05/2012, véspera do dia em que se deu início a greve, um encontro com a professora Elisangela Mercado. Este encontro dos proporcionou uma maior reflexão sobre o processo de Formação Continuada, além de acertamos os últimos detalhes com os palestrantes convidados.

       Podemos concluir que a intervenção ocorreu de maneira satisfatória, pois as discussões fluíram de maneira natural, ao abordarmos temas de interesse de todos presentes. Agradecemos as coordenadoras e professoras da Escola Municipal Tobias Granja, pela confiança e disponibilidade oferecida para a realização deste trabalho.





Conhecendo a escola Tobias Granja

     A escola Municipal Tobias Granja foi a escola que tivemos acesso para realizar o trabalho de observação em gestão, pela disciplina Estágio Supervisionado I, com a orientadora, professora Elisangela Mercado.

      A escola está localizada  na rua  São José, 888, Clima Bom II - Tabuleiro dos Martins. A partir da primeira observação, realizada no dia 21/03/2012 podemos observar a estrutura física da escola. Como pode-se observar na imagem abaixo, a escola dispõe de uma área externa que é utilizada para recreação. A escola atende nos turnos matutino e vespertino, no total são 210 crianças em cada horário. Pelo fato da escola estar funcionando em uma antiga residência, há um problema quanto os tamanhos das salas de aula, que não são tão amplas por terem sido adaptadas à estrutura da casa.




Para melhor compreensão da estrutura física da escola, segue abaixo o detalhamento dos espaços disponíveis para as atividades pedagógicas e administrativas: 

22 - Salas de aula
1 - Sala de recursos
4 - Banheiros
1 - Cozinha
1 - Sala para coordenação
1 - Sala de vídeo
1 - Sala para almoxarifado
1 - Horta
1- Lavanderia
1- Sala de "Brinquedoteca"
2 - Piscinas ( Sem uso )